Grupo de estudos em gênero e esporte

1º Ciclo Virtual sobre Abordagens de Ensino e Treinamento Aplicadas ao Esporte Coletivo

Este curso de extensão visa promover um ambiente virtual de debate e aperfeiçoamento em conhecimentos técnico-científicos atuais na área do esporte coletivo. Especificamente, os objetivos específicos deste curso são: i) possibilitar o debate em torno das relações entre os conhecimentos produzidos na área da pedagogia do esporte, sociologia do esporte, treinamento esportivo e ciência de dados aplicadas ao esporte coletivo; ii) propiciar a formação continuada de profissionais/professores de Educação Física e Esporte que atuam ou pretendem atuar tanto na iniciação esportiva, como no alto rendimento em modalidades esportivas coletivas.

Durante o curso serão realizadas seis mesas-virtuais, totalizando seis encontros. O curso ocorrerá as segundas, quartas e sextas-feiras. A programação será:

27/04 às 14:00 hrs: Novas Tendências da Análise de Jogo nos Esportes Coletivos
Mediadores: Prof. Dr. Rodrigo Aquino (UFES) e Prof. Dr. João Cláudio Machado (UFAM).
Debatedores: Prof. Dr. Daniel Barreira (FADEUP) Prof. Dr. Gibson Praça (UFMG)

30/04 às 17:00 hrs: Participação Esportiva e Iniciação de Meninas/Mulheres no Esporte Coletivo
Mediadoras: Profa. Dra. Mariana Zuaneti Martins (UFES) e Prof. Dra. Ileana Wenetz (UFES).
Debatedores: Prof. Dr. Carlos Thiengo (CBF) e Profa. Dra. Helena Altmann (UFSCAR).

04/05 às 18:00 hrs: Abordagens de Ensino e Treinamento nos Esportes Coletivos
Mediadores: Prof. Dr. Rodrigo Aquino (UFES) e Profa. Dra. Mariana Zuaneti Martins (UFES)
Debatedores: Prof. Dr. João Cláudio Machado (UFAM) e profissional a confirmar

05/05 às 14:00 hrs: Treinamento Físico por meio de Jogos nos Esportes Coletivos
Mediador: Prof. Dr. Rodrigo Aquino (UFES)
Palestrante: Prof. Dr. Filipe Manuel Clemente (Instituto Politécnico de Viana do Castelo/Portugal; Instituto de Telecomunicações, Delegação da Covilhã/Portugal)

07/05 às 18:00 hrs: Formação de Treinadores e Treinadoras
Mediadores: Profa. Dra. Mariana Zuaneti Martins (UFES) e Prof. Dr. Rodrigo Aquino (UFES)
Debatedores: Profa. Dra. Larissa Galatti (UNICAMP) e Prof. Dr. Michel Millested (UFSC)

08/05 às 14:00 hrs: O Ensino e Treinamento dos Esportes Coletivos para Pessoas com Deficiência
Mediador: Prof. Dr. Rodrigo Aquino (UFES) e Profa. Dra. Mariana Zuaneti Martins (UFES)
Debatedor: Prof. Me. Alessandro Tosim (Treinador Seleção Brasileira Masculina de Goalball; Eleito Melhor Técnico de Esporte Coletivo Paralímpico em 2019)

Link de inscrição

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.