Grupo de estudos em gênero e esporte

WEBINAR: O ESPORTE É DELAS

Trazer mais e mais meninas e mulheres para a prática esportiva é o nosso maior objetivo! Para isso, é necessário valorizar e visibilizar a participação feminina no esporte, bem como desenvolver estratégias que negociem e transformem todas as interdições culturais e históricas que têm as afastado do esporte. Pensar sobre esses desafios foi o tema do nosso "WEBINAR: O ESPORTE É DELAS".

O que podemos fazer para construir ambientes físico e emocionalmente seguros para as meninas? Como podemos construir e adaptar jogos pra promover o ensino? Como ensinamos a valorização e a história da participação esportiva de mulheres sem perder de vista a prática esportiva como objetivo? Como organizar uma unidade didática? Como promover a prática fora dos horários das aulas de EF na escola?

Essas foram as questões discutidas na cartilha e refletidas, ao longo do nosso ciclo de mesas virtuais, com pessoas que estão pesquisando e atuando com esses temas!

1° mesa: “Desafios e perspectivas para promover a participação de meninas no esporte” com a professora e pesquisadora Dra. Mariana Zuaneti Martins e a professora mestranda Jane Moura. (clique aqui para assistir)

2° mesa: “Ensinando bem a jogar: jogando para aprender” com o professor, pesquisador e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências do Futebol Gecif, Doutor Rodrigo Aquino; a mestranda Gabriela Borel e o mestrando Wesly Otoni. (clique aqui para assistir)

3° mesa: "Ensinando mais que jogar: os referenciais socioeducativo e histórico-cultural" foi com a professora Doutora Gisele Viola Machado(prefeitura de Taubaté), que nos contou um pouquinho de sua proposta de ensino do esporte a partir dos Referenciais Socioculturais e Socioeducacionais para além do técnico-tático. Para completar a mesa tivemos a graduanda Maria Eduarda(UFES) e o doutorando Vinnicius Laurindo(UFES) falando um pouquinho de como pensar essa questão especificamente no caso do futebol de mulheres. (clique aqui para assistir)

4° mesa: “Organizando uma unidade didática com o modelo de Educação Esportiva”. Nesta mesa tivemos dois palestrantes, o professor Doutor Guy Ginciene da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a professora mestranda Bruna Saurin da Universidade Federal do Espírito Santo. (clique aqui para assistir)

5° mesa: Nossa mesa de encerramento teve como tema “Ensinando para jogar fora da aula: Recriando o recreio” com a presença da professora Doutora Ileana Wenetz (UFES), o professor Jeanio Endlich e, representando a Grupa, a graduanda Samara Furtado (UFES). (clique aqui para assistir)

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.